O QUE É A IDEIA ANONYMOUS?

Ir em baixo

O QUE É A IDEIA ANONYMOUS?

Mensagem  Lince em Seg 24 Fev - 0:09

O QUE É A IDEIA ANONYMOUS?


NÓS SOMOS ANONYMOUS
Sem nome e sem rosto. Somos a manifestação prática de uma Ideia teórica. Guerreiros que não buscam reconhecimento pessoal, buscam apenas a afirmação de uma filosofia de democracia levada a seus extremos, onde todo indivíduo participa e tem voz. Onde um indivíduo não representa outro, por não ter poder ou autoridade sobre ele.

NÓS SOMOS LEGIÃO
A ideia Anonymous deve se espalhar, para que mais pessoas despertem e passem a exercer suas cidadanias. Assim, lentamente, pretendemos que os seres humanos consigam se unir em nome da honestidade, em nome da solidariedade, e se reconheçam como irmãos. Nosso trabalho "de formiga" deve ocorrer em nossas práticas cotidianas, em casa, na escola, no trabalho, na internet, em todos os lugares. Pois assim esses esforços somados trarão a revolução verdadeira. E a revolução verdadeira é a daqueles que se transformam e, por consequência, transformam o mundo.

NÓS NÃO PERDOAMOS
Não aceitaremos o discurso de que a história acabou e não há mais como mudar, quando acreditamos que as coisas podem ser de outro jeito. Não admitiremos a prática da corrupção, do abuso, da exploração. Não admitiremos que a cidadania de um indivíduo seja preterida em função da cidadania de outro, e, acima de tudo, não ficaremos calados diante da opressão. Nosso objetivo é um mundo melhor e mais justo para todos e todas.

NÓS NÃO ESQUECEMOS
É importante estudar. É importante ter a referência histórica, cultural, social, geográfica, científica, e quantas mais puderem haver. Precisamos olhar criticamente para o passado se queremos projetar o futuro. Precisamos conhecer quem foram nossos políticos antes de votar. Precisamos conhecer o caminho que faz o produto que compramos, e a história de quem o produz. Precisamos saber quem são as pessoas usando a internet maliciosamente pra se aproveitar de nossas crianças. Precisamos encontrar na sociedade os focos de abuso, seja fisico, moral ou psicológico, e acabar com eles.

ESPEREM POR NÓS
Devemos ser uma mensagem de esperança. Mas não por simples fé, e sim por nosso trabalho. Mostrando nossa capacidade às pessoas, mostramos a elas que também têm capacidade. Mostrando nossa força, mostramos que elas têm força. E levando a informação até elas, daremos condições para que se libertem também, e lutem ao nosso lado. Compartilharemos nosso modo de pensar, dentro e fora da internet, até que nossa mensagem esteja em todos os lugares e não seja mais possível negá-la.

Anonymous é a mensagem dos 99% de oprimidos e explorados contra o 1% de opressores e exploradores. Estamos sempre do lado dos mais fracos. Estamos sempre do lado dos oprimidos. Estamos sempre do lado dos explorados. Até que exista igualdade.

PRINCIPAIS PILARES DA IDEIA ANONYMOUS

Anonymous não é uma organização, não é um grupo, não é um movimento. Anonymous é uma Ideia. Apresentamos aqui os principais pilares nos quais se apoia a Ideia Anonymous, que embora adaptável, deve se manter aproximada destes eixos.

HIPERDEMOCRACIA
É a democracia levada ao seu extremo, ou seja, a participação direta dos cidadãos. Declaramos oposição aos sistemas representativos que transferem o poder e a responsabilidade do povo a um número pequeno de pessoas que falarão em seu nome. Por conta disso, as estruturas Anonymous devem ser horizontais e autogestivas. Isso significa que não temos líderes, tampouco representantes. Ninguém tem posse da Ideia Anonymous ou poder sobre os demais “Anons” (termo reduzido de “Anonymous”, usado para se referir a pessoas que seguem e praticam a Ideia). Da mesma forma, ninguém fala em nome da Anonymous. Jamais seremos um movimento, uma organização ou partido. Isso vai contra a proposta. Apenas praticaremos nossa cidadania, lutaremos por nossos direitos e buscaremos a participação política direta, sem que haja intercessores distorcendo os processos democráticos, sem que haja estruturas representativa sustentadas por uma rede de corrupção. Não acreditamos na atual apresentação democrática, onde partidos aceitam financiamentos para subir ao poder e comprometem-se com esses financiadores, deixando de governar para o povo em função de grupos financeiros, grandes bancos, empreiteiras e monopólios. Só existe democracia se ela é direta e se existe igualdade de direitos.

TECNOCRACIA
Que as profissões e cargos políticos sejam ocupados por pessoas de capacitação adequada. Se alguém deve gerir o sistema de saúde, são pessoas da área da saúde. Se alguém deve gerir o sistema de educação, são educadores. E assim para todo o sistema. A tecnocracia não é o mesmo que a meritocracia. Não defendemos que pessoas ocupem cargos em função do mérito, sobretudo quando o sistema que dá esses méritos é questionável. Mas defendemos que essas pessoas sejam capacitadas, e que essa capacitação seja livre e ao alcance de todos. Numa sociedade submissa ao poder do capital controlada por economistas, não existe espaço para a justiça. Somente com o trabalho e a capacitação livre os cidadãos poderão exercer sua cidadania plena e garantir uma sociedade melhor e mais justa para todos e todas.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Todos os cidadãos e cidadãs devem ter o direito à voz. É importante ressaltar, contudo, que vivemos um momento onde esse conceito se apresenta de forma confusa. “Liberdade de expressão” é diferente de “liberdade de opressão”. Não é o direito de você dizer o que quer, quando quer, como quer e onde quer. É o direito de todo e qualquer ser humano manifestar sua identidade e personalidade livremente. O direito de ser quem se é. Desta forma, Anonymous é uma ideia de llibertação individual e coletiva, e respeito mútuo às diferenças e às diversidades. Não há espaço dentro das estruturas Anons para a prática de machismo, racismo, homofobia ou fascismo. Não há espaço para hegemonias ou opressões de qualquer natureza. A liberdade de comunicação deve se dar a partir da quebra dos monopólios midiáticos e incentivo às mídias alternativas e populares. Todo Anon é um disseminador de informação.Nenhum conhecimento deve ser da propriedade de alguém. Toda a informação deve ser livre e estar ao alcance do povo.

O PLANO ANONYMOUS

Chama-se de “Plano” uma sequência prática por onde a Ideia Anonymous deve ser disseminada e aplicada. As fases do plano não se substituem, mas somam. Dessa forma, a primeira fase não é interrompida com o início da segunda, nem a segunda com o início da terceira. O Plano é uma mobilização feita por Anons para que povos de todas as nações se organizem em busca de liberdade, de modo que não precisemos mais temer as opressões de grandes poderes e a verdade por trás do sistema corporativo seja exposta ao povo.

Fase I
O início da jornada é uma etapa de formação, evolução e difusão. O primeiro passo é a busca da informação. Eduque-se. Leia e se informe, entenda a política de seu país e consiga contemplá-la num contexto internacional. Conheça a história política do seu povo. Pare de aceitar a informação mastigada que a grade mídia expõe e busque fontes alternativas e confiáveis de informação. Não guarde isso para você. Compartilhe e gere debates nos ambientes em que você frequenta, usando as ferramentas que possuir, dentro e fora da internet. Todos devem se esforçar na construção coletiva da hiper democracia, sozinho ou em grupo, busque meios de difundir a informação e deixá-la ao acesso de todos. Leve a Ideia adiante e a coloque em prática, para que o exemplo acompanhe seu discurso. Levante-se contra esse sistema que tenta nos impor um estilo de vida e uma escravidão em função do consumo. Consuma de modo consciente. Desenvolva seu senso crítico. Exija seus direitos. Pratique a solidariedade. Lembre-se: Seu primeiro grande inimigo é o espelho. Transforme-se naquilo que você prega.

Fase II
O segundo passo é um momento de autoavaliação e autocrítica. Nossa vigilância para com os próprios trabalhos e os trabalhos de nossos irmãos começa, assim, a garantir uma prática Anonymous coerente, voltada à união e pautada apenas nos ideais. Separa-se o joio do trigo e ficam para trás aqueles que buscam reconhecimento, que colocam o ego à frente da ideologia ou que sustentam conflitos pessoais que comprometam a difusão e compreensão da Ideia. Esta fase marca também um “filtro” daqueles que têm real comprometimento com a Anonymous, os que estão dispostos a se capacitar e trabalhar, se reconstruir para somar.

Fase III
Marca o alcance de nossos objetivos. A hiper democracia conquistada através da prática hiper democrática. Nossos modelos horizontais e autogestivos sendo aplicados à sociedade de modo livre e autônomo, de baixo para cima, a partir da iniciativa popular. Esta fase não marca o fim de nosso trabalho, mas sua assimilação social para uma sociedade livre e justa.

ORGANIZAÇÃO: CÉLULAS E PROJETOS

Os Anons podem ser “guerreiros solitários”, mas é interesante que possamos trabalhar em grupos para alcançar objetivos maiores. Esses grupos Anons são chamados de “Células”. Uma célula nada mais é do que uma equipe de trabalho, com uma identidade própria e um sistema de organização próprio.

Há células de trabalho, células de estudos, células de apoio e suporte, ou células que misturam diversas funções. O modo como a célula se organiza ou expande é de responsabilidade somente de seus membros, desde que se respeite os princípios da Ideia Anonymous. Assim, uma célula não é a Ideia Aonymous, mas um grupo de pessoas organizado em função dela. Uma célula pode ter objetivos específicos, sistemas de recrutamento e até mesmo líderes, desde que se respeite a horizontalidade.

Cada célula pode ter um ou vários projetos. Projetos são produtos da célula, em função da Ideia Anonymous. Um grupo de debates, uma equipe de tradução, uma mídia alternativa, um canal do Youtube, uma página ou fórum na internet, uma operação solidária, um projeto sociocultural, um centro educacional ou de formação, um grupo de apoio a comunidades carentes ou grupos de estudos específicos para dar suporte às operações Aonymous são alguns exemplos e projetos.

Projetos, assim como as Células, possuem autonomia de gestão. Eles podem possuir restrições, regras e coordenadores ou gerentes. Todo projeto deve ter um objetivo claro relacionado à Ideia Anonymous. É importante que isso seja esclarecido a todos os envolvidos, pois é a partir desses projetos que a Ideia é difundida, compreendida e posta em prática.

Se você gostaria de ajudar, mas ainda não sabe como, procure alguma célula de sua cidade ou estado e pergunte como poderia colaborar. Se não existir, você pode juntar um grupo de amigos e dar início a uma. Você pode iniciar uma célula em sua escola ou ambiente de trabalho, ou no bairro onde mora. Células são a melhor forma de agir sobre problemas locais, onde você se sentirá mais confortável para agir e os projetos estarão mais conectados com sua realidade. Os projetos e células devem sempre somar à Ideia Anonymous e também uns aos outros.

Essa é a força de nossa coletividade. A não existência de qualquer tipo de hegemonia garante uma diversidade de ações que quebra os limites de nossas possibilidades, aproveitando o potencial criativo do ser humano em sua plenitude. Você não precisa reproduzir o trabalho de outros. Você pode dar início a algo completamente novo quando quiser.

Um exemplo prático de organização é a célula, FUEL-BR. Ela é composta por pessoas de várias partes do País, que mantêm contato constante umas com as outras e também com outras células e projetos. Os membros da equipe gerenciam projetos (um de nossos projetos é a página do Facebook, por exemplo) e formam equipes de trabalho em função desses projetos, que são autônomos, mas interligados por uma mesma estrutura. Isso garante uma lenta expansão da célula, à medida que novas pessoas são incorporadas ao trabalho nos projetos e, com tempo e experiência, poderão iniciar novos projetos e gerenciá-los, formando novas equipes e expandindo a célula em função da prática e do trabalho.

As células Anonymous devem dar constante suporte umas às outras. Os trabalhos Anonymous não possuem propriedade. Se você está em uma célula de estudos gerando conteúdo, distribua para células que gerenciam mídias alternativas. Se sua célula possui bons tradutores, ofereça auxílio às células que não possuem. Se sua célula recebeu informações importantes, divida com outros irmãos Anonymous de modo que possam trabalhar melhor também.

Por fim, se você deseja iniciar uma célula, mas precisa de suporte, entre em contato com nossa equipe e estaremos dispostos a ajudar e fornecer materiais de orientação. Esses materiais são um ponto de partida para que você possa adaptar, transformar ou reproduzir da forma que achar melhor. Não queremos “incorporar”, nem dividir, mas somar e multiplicar.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Lince
Admin
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 04/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum