Como organizar uma operação Anonymous

Ir em baixo

Como organizar uma operação Anonymous

Mensagem  Lince em Qui 9 Ago - 9:59

Como organizar uma operação Anonymous

Introdução
Este documento te ajudará a determinar quando um certo caminho de ações é a melhor para a operação em que esteja trabalhando, ou se não vai ser tão efetiva como você pensou que seria. É importante que leia este documento e não a ignore. É bom você ler também a seção de dicas primeiro.

1.       Dicas para organizar uma operação.


a.       Possivelmente, você começou uma operação porque discorda de alguma coisa. Ao invés de tentar lutar contra as pessoas que causaram isso, tente focar no núcleo do teu desgosto e previna para que não aconteça (ou, se este for o teu objetivo, advirta os outros). Pense claramente no problema e como deve ser resolvido.


b.      Mesmo que você ache que leu cuidadosamente, releia este documento e pense sobre ele de novo. O cérebro humano tem o hábito de ‘salvar’ respostas para perguntas, o que possivelmente não te ajudará a chegar à melhor resposta de uma pergunta. Pensando sobre isso de novo, você vai obrigar o teu cérebro a te dar uma resposta verdadeira.


c.       Mantenha canais de comunicação claros. Mesmo a Anonymous sendo uma entidade descentralizada, normalmente é uma boa ideia centralizar os principais aspectos organizatórios de uma operação, mesmo não havendo uma hierarquia. Isto facilita para as pessoas que não estão familiarizadas com o modo de trabalho Anonymous, participem, aprendam mais sobre sua operação e sobre Anonymous como um todo. Um canal IRC normalmente é um bom começo, assim como um Twitter. Tente se manter longe de sites que te oferecem blogs, host, ou fóruns grátis, a menos que você realmente saiba o que está fazendo – estes websites tendem a congelar a conta no primeiro indício de controvérsia.


d.      Tome um tempo para organizar uma operação. Muitas causas não requerem uma resposta em 1 ou 2 dias, então é bom levar alguns dias na organização e planejamento, antes que se faça alguma coisa.


e.      Não responda mentalmente estas perguntas! Escreva as respostas para ter certeza de que não escapou nada.




2. Defina os objetivos principais da sua operação.


Importante: Quando definir o objetivo ou objetivos da sua operação, não deve incluir as ideias que você traz na bagagem! Isso resultará no hábito comum de colocar a carroça diante dos bois (também conhecido como 'raciocínio reverso'), que fará com que a sua operação seja menos eficiente. Em poucas palavras: comece do zero.

2.1 Os motivos da operação


Qual 'circunstancia indesejada' lhe motivou a organizar esta operação? Exemplos: a extradição de alguém, o fechamento de um site, prisões de ativistas, etc.
Quem é responsável por esta circunstância indesejada? Pode ser uma pessoa ou organização.
Se uma organização foi a responsável, houve empregados específicos ou membros dessa organização que coordenaram a decisão? Se positivo, são responsáveis por isso ou estiveram numa situação aonde não tiveram escolha?
Há alguma outra consequência desta circunstância indesejada que não desaparecerá mesmo a circunstância indesejada tendo sumido?



2.2 A solução para o problema


O que precisa acontecer para as circunstâncias indesejadas sumires? Exemplos: a intervenção de uma corte, a negação de uma extradição, etc.
Se há alguma consequência que não desapareceria, mesmo que a circunstancia indesejada desapareça, o que pode acontecer para essas consequências desapareçam?


3. Definição de possíveis soluções e linhas de ação


Tire algum tempo para pensar em maneiras de conseguir o que você mencionou na questão 2.2.1. Você deve responder às seguintes perguntas para cada uma das possíveis soluções que você possui. Tente evitar todas as soluções que foram tentadas antes de outras operações e só usá-las como um último recurso. Essencialmente, a sua solução deve ser original e feita sob medida para esta operação.


3.1 Detalhes básicos para a solução


• Do que a solução consiste?
• Quem pode participar das atividades para esta solução?
• Quanto tempo leva para alcançar esta solução? Uma estimativa próxima é boa o suficiente.
• Que estrutura organizacional é necessária para realizar esta solução?
Exemplos: nenhuma hierarquia, um líder central, voto democrático etc.
• Quais os canais de comunicação que você precisa para esta solução ? Exemplos: um fórum, um Twitter, um canal de IRC etc.



3.2 Consequências da Solução


O quê acontecerá se você levar a cabo esta solução com sucesso?
O quê acontecerá se esta solução for ineficiente?
Quais são os riscos dos participantes ? Seja honesto, nao tente romantizar sua solução.
Comparar a resposta 3.2.1 com a resposta que voce deu em 2.2.1. Elas são parecidas?
Se as respostas não coincidirem, esta solução pode não ser a melhor e é falha. Tente de novo com outro recurso.


4. Resumo da Operação


Você pode preencher esta parte para torná-la clara para os participantes nela envolvidos, quais os objetivos, como podem ajudar, e o que devem procurar.


O que os participantes farão?
Quais os riscos de participar?
Qual é o objetivo pretendido?
Como a tua solução condiz com o objetivo?
Há um plano B?
Onde os participantes podem se comunicar? Exemplos: IRC, Twitter, fórum, etc.

Boa sorte com a operação!

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Lince
Admin
Admin

Mensagens : 49
Data de inscrição : 04/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum